quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Centros Acadêmicos.


É muito importante ter em mente qual é a função das organizações de representação estudantis de nível superior.

O Centro Acadêmico (CA), segundo entendimento da 4ª turma do STJ em ação julgada em abril de 2011 (Resp 1189273/SC – 2008/0181666-0), pode propor ação civil em favor dos estudantes, como aconteceu em Santa Catarina, quando foi contestado o reajuste de anuidade sem a observância de prazo mínimo de divulgação.

As duas principais Leis que regulam os CAs, DAs, DCEs, DEEs e DNE são:

·    Lei nº 4.464/64;
·    Lei nº 7.395/85.

É, também, de grande importância a leitura da lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os Centros Acadêmicos são entidades representativas dos alunos de um curso dentro da Instituição de Ensino Superior; o Diretório Acadêmico é a entidade representativa de todos os CAs da Instituição; assim segue-se o Diretório Central de Estudantes, em cada universidade; o Diretório Estadual de Estudantes, na capital de Estado, Território ou Distrito Federal; o Diretório Nacional dos Estudantes, com sede na Capital Federal.

Cabe aos CAs a integração dos alunos entre si e o diálogo com os professores, os funcionários e a direção do curso, são os CAs que representarão os interesses dos alunos nas reuniões dos conselhos departamentais, cobrar que as normas da instituição sejam cumpridas dentro do curso e caso haja alguma norma que não esteja sendo cumprida por uma instituição, ou seja, uma instância acima do curso, deve comunicar ao Diretório Acadêmico, e assim por diante, para que tal regra seja cumprida.


Cabe ressaltar que é vedada aos órgãos de representação estudantis qualquer ação, manifestação ou propaganda de caráter político-partidário, bem como incitar, promover ou apoiar ausências coletivas aos trabalhos escolares, conforme o art. 14 da lei 4.464/64.





sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Manual do Aluno

Olá, meus caros!

O papo de hoje será rápido.

É um pequeno conselho para quem está começando na faculdade.

Inicialmente gostaria de aconselhá-los a, sempre, ler o “Manual do Aluno”. Nesse manual, geralmente, constam as informações fundamentais sobre como funcionam as regras acadêmicas. A maioria das dúvidas dos alunos é respondida lá, tais como:

- Quais órgãos dentro da Instituição de Ensino Superior responde por qual serviço;
- Se a instituição oferece estágios, monitoria, estágio externo, iniciação à docência;
- Na biblioteca, como funciona o empréstimo de livros, a reserva dos mesmos, qual a normatização utilizada para a confecção de dissertações, teses, artigos de periódicos, monografias, trabalhos científicos;
- Quais são os tipos de ingresso na instituição, se é por Vestibular, Transferência Externa Obrigatória, Transferência Externa Facultativa, Convênio de Cooperação Internacional, Aproveitamento de Estudos ou Matricula Cortesia, e como se dão os referidos processos;
- Quando e como ocorrem os trancamentos de matrículas;
- Quando e como ocorrem os cancelamentos de matrículas;
- Se há a possibilidade de rematrícula, quando a matrícula é cancelada;
- Se há a possibilidade de Integralização Curricular, para alargar o prazo para a conclusão do curso;
- Quais são as normas para inscrição em disciplinas;
- Como fazer para pedir a isenção em disciplinas cursadas em um curso anterior, mesmo que não o tenha concluído;
- Se há um período específico para se fazer alteração na inscrição em disciplinas para o semestre letivo corrente;
- Se há algum processo de Transferência Interna;
- Se a instituição possui convênios ou intercâmbio;
- Quais são as normas para as avaliações das disciplinas, se é por conceito (A, B, ..., F), ou por nota (aprovação direta com nota 7,0);
- Como é feito o cálculo do Coeficiente de Rendimento (CR);
- Sé a instituição possui programas de Iniciação Acadêmica e científica;
- Se existe algum tipo de apoio financeiro para o aluno.

Vale lembrar também do site da instituição de ensino, uma rápida análise pode ser muito útil. Quando a instituição dispõe de plataforma discente, fazer uma exploração no conteúdo é muito importante.

Sei que é um conselho óbvio, mas a maioria dos estudantes não o faz.

Sabendo as regras da instituição fica muito mais fundamentada a solicitação do aluno.

Ex.:

Um professor que não fez a revisão da prova, lançou a nota e você quer fazer a análise se a correção foi bem efetuada ou se houve erro.

Pedir para fazer a revisão expondo que as regras acadêmicas de tal instituição dizendo que, conforme “regulamento x, artigo y, parágrafo z”, a revisão deveria ser automática, ou a pedido, uma semana depois da prova e que tal regra não foi devidamente observada, mostra que o aluno conhece as regras e faz com esse tipo de inobservância de regras seja cada vez menos frequente.








quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Mensagem de abertura

Este blog tem a audaciosa pretensão de tentar auxiliar os estudantes de Administração durante o curso.

Na busca por informações que facilitem meus estudos em Administração, identifiquei que há uma pequena carência na organização deste material e decidi tentar suprir um pouco desta carência.


Será um grande desafio, porém estou disposto a tentar. Como diria Martin Luther King, premiado com o Nobel da Paz de 1964 (https://www.nobelprize.org/prizes/peace/1964/summary/), “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” (Cardoso, José Ângelo. A Literatura Na Indigência Negra. Editora Clube de Autores, 2006, 1ª Edição. Pág. 14).




Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

Acesse o site do Projeto de Trab alho de Conclusão de Curso